12/22/20

Ora-pro-nóbis as folhas podem ser consumidas em saladas

Utilizada Como Alimento Rica em Vitamina A, triptofano, Ferro e Minerais, e (25%) em proteínas

Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis é uma cactácea trepadeira folhosa. 

É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. 

Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.
Da família das cactáceas Planta trepadora Muitos espinhos
Folhas carnudas e mucilaginosas Muito utilizada como alimento
Rica em Vitamina A, triptofano, ferro e minerais, e em proteínas (25%) – substituto da carne vermelha (22%)

Por serem ricas em ferro, as folhas da Pereskia aculeata ajudam a curar anemias

Podem ser usadas frescas ou, secas e moídas, no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional empregado no combate à desnutrição. Ricas em mucilagem, contribuem para o bom funcionamento do intestino.

As folhas e flores são ingredientes de diferentes receitas de sopas, omeletes, tortas e refogados, sendo muito usadas na culinária das cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é muito conhecida. 

Na cidade de Sabará, onde ocorre anualmente o Festival do Ora-pro-nóbis, teria surgido a lenda de que o nome '"ora-pro-nóbis" teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal da casa do pároco local, que rezava uma ladainha.

ETiradentes, outra cidade de Minas Gerais, também há restaurantes que utilizam a ora-pro-nóbis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nóbis.

Cruas, as folhas podem ser consumidas em saladas; desidratadas e trituradas, podem servir para enriquecer a farinha usada no preparo de massas e pães. 

As folhas secas contêm 25,4% de proteínas (razão pela qual a planta é conhecida como "carne de pobre") de alta digestibilidade (85%). 

Contém aminoácidos essenciais, em teores excepcionalmente elevados, destacando-se a lisina, cujo teor, no ora-pro-nóbis, é superior ao do milho, da couve e do espinafre.

As folhas também são ricas em vitaminas A, B e C, 

ferromagnésiocálcio e fósforo.

Acredita-se que o cultivo em larga escala, com processamento industrial, do ora-pro-nóbis possa vir a provocar uma verdadeira revolução nos recursos alimentícios da humanidade, tendo em vista a facilidade do cultivo, a alta produtividade e o valor nutricional da planta, que serve também para alimentação animal, in natura ou adicionada à ração.

A planta conhecida como ora-pro-nobis,  é um gênero botânico (Pereskia) da família Cactaceae, sendo das mais comuns e encontradas e comestíveis são à Pereskia aculeata e a Pereskia grandifolia, encontradas em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária mineira. 
Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. 

De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. 

Também conhecida como lobrobó e orabrobó, a planta se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Durante a floração, que ocorre de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. 

Uma curiosidade é que a flor fica viçosa apenas por algumas horas e vai apresentando murcha na parte da tarde.  
Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos cinco metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e pode ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. 

Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. 

De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. 
As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos. As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína que é em torno de 25%.

Adquira o livro "Ora-pro-nobis, a carne de pobres" em Clube de Autores:   https://www.clubedeautores.com.br/boo...




0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós