Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis é uma cactácea trepadeira folhosa.
É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol.
Por serem ricas em ferro, as folhas da Pereskia aculeata ajudam a curar anemias.
Podem ser usadas frescas ou, secas e moídas, no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional empregado no combate à desnutrição. Ricas em mucilagem, contribuem para o bom funcionamento do intestino.
As folhas e flores são ingredientes de diferentes receitas de sopas, omeletes, tortas e refogados, sendo muito usadas na culinária das cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é muito conhecida.
Na cidade de Sabará, onde ocorre anualmente o Festival do Ora-pro-nóbis, teria surgido a lenda de que o nome '"ora-pro-nóbis" teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal da casa do pároco local, que rezava uma ladainha.
Em Tiradentes, outra cidade de Minas Gerais, também há restaurantes que utilizam a ora-pro-nóbis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nóbis.
Cruas, as folhas podem ser consumidas em saladas; desidratadas e trituradas, podem servir para enriquecer a farinha usada no preparo de massas e pães.
As folhas secas contêm 25,4% de proteínas (razão pela qual a planta é conhecida como "carne de pobre") de alta digestibilidade (85%).
Contém aminoácidos essenciais, em teores excepcionalmente elevados, destacando-se a lisina, cujo teor, no ora-pro-nóbis, é superior ao do milho, da couve e do espinafre.
As folhas também são ricas em vitaminas A, B e C,
ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
A planta conhecida como ora-pro-nobis, é um gênero botânico (Pereskia) da família Cactaceae, sendo das mais comuns e encontradas e comestíveis são à Pereskia aculeata e a Pereskia grandifolia, encontradas em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária mineira.
Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.
0 Comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós