O romã é um fruto muito utilizado como planta medicinal, e seu ingrediente ativo e funcional é o ácido elágico, que atua como poderoso antioxidante associado à prevenção do Alzheimer, redução da pressão e como anti-inflamatório para diminuir a dor de garganta por exemplo. Inflamações da garganta e da boca, problemas vaginais, como corrimento, candidíase e outras infecções. Cascas do caule e da raiz: vermes chatos, diarreia e disenteria.
Romã Nome científico: [Punica granatum]
Quais os benefícios da Roma para a nossa saúde?
Como antioxidante, tanto o suco do fruto, como os extratos de suas cascas foram muito eficientes no controle de radicais livres. O suco do fruto, aplicado na forma de creme sobre a pele teve bons resultados contra a despigmentação da pele. Os extratos da casca de romã foram muito eficientes em reduzir a proliferação e o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive Leucemia, câncer de mama e próstata. O uso do pó ou da tintura preparada com as cascas do fruto demonstraram controle dos níveis de colesterol, contribuindo no controle da obesidade.
O pó das sementes reduzem em até 50% o nível de glicemia no prazo de 12 horas. As flores demonstraram a capacidade de elevar o metabolismo de açúcares, evitando a hiperglicemia. No fígado, o extrato das flores demonstrou excelente ação protetora, inclusive contra substâncias cancerígenas, pelo prazo de 52 dias. O uso da casca da romã demonstrou capacidade de aumentar a eliminação de sais e cristais pela urina, reduzindo expressivamente a chance de formação de cálculos renais.
As flores demonstraram uma excelente capacidade protetora dos rins e uma ação redutora dos efeitos causados pela insuficiência renal. O uso do suco do romã demonstra boa atividade controladora das hipertensões. O extrato de suas flores evitou a formação das úlceras num teste com colite ulcerativa, tanto por sua capacidade anti-inflamatória, quanto por sua capacidade antioxidante. Como antibiótico, contra candidíase, o extrato das folhas frescas mostrou atividade mais eficiente do que alguns antibióticos comerciais.
Ainda, contra diversos tipos de bactérias e fungos, o extrato das cascas dos frutos demonstraram excelente ação antibiótica. Como antiviral, o extrato das cascas também impediu a replicação e cauour a morte dos vírus da herpes genital. Os extratos do romã demonstraram excelente ação em inibir a proliferação do vírus da gripe humana, sendo sugerido como opção para epidemias da doença como profilático. O extrato da casca foi muito eficiente, evitando a formação da placa bacteriana, mostrando-se útil em tratamentos profiláticos odontológicos.
No combate a diarreias, o extrato da casca do fruto demonstrou ótimos resultados, assim como o pó produzido com as sementes. Como cicatrizante, o extrato das cascas demonstrou excelente ação no aceleramento da regeneração dos tecidos, inclusive com ação antibiótica, combatendo infecções. Como anti-inflamatório, as cascas do romã demonstram excelente ação, inclusive contra doenças inflamatórias crônicas, como a osteoartrite.
0 Comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós