4/14/21

Jamelão para tratar Infecções, problemas do fígado.

jamelão

O jamelão é uma árvore frutífera, originária da Ásia.  Seus frutos, muito apreciados por pássaro e por humanos são doces e adstringentes.

Nome Científico: [ Syzygium cumini ]

Da mesma família das jabuticabas, pitangas e gabirobas, o jamelão é uma árvore de grande copa, muito ramificada. É ornamental, devido à sua beleza plástica e também aos seus frutos comestíveis.

De janeiro a maio costuma ficar carregada de pequenos frutos, de nome homônimo ao da árvore. Eles se assemelham a uma azeitona, devido à coloração roxa escura. Se comparado aos outros frutos de árvores da mesma família, o sabor não se destaca tanto.

Mas o fruto possui uma tinta forte que ao ser consumido pode deixar manchas nas mãos e nos tecidos das roupas. Por este motivo, não é indicada para espaços públicos, para não manchar calçamentos de rua e a pintura de automóveis.

O jambolão, jambeiro ou azeitona, como também é conhecido, possui propriedades medicinais. É utilizado no tratamento de diabetes (chás de folhas da árvore), prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, gases e diarreias.

Qual são os benefícios do Jamelão?

O fruto Jamelão tem na sua composição vitamina C, fósforo, flavonoides e taninos com potente ação antioxidante, hipoglicemiante e anticarcinogênica.  Assim, as frutas podem ser usadas como auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Seus usos são milenares na Índia, pela medicina Ayurvédica, combatendo bactérias, infecções, problemas do fígado, diarreias e diabetes.

Antes da sintetização da insulina como medicamento, os extratos das sementes de jambolão eram um medicamento de ponta em toda a Europa, reconhecido como um dos mais eficientes no controle da diabetes. Hoje é popularmente utilizado no Brasil, principalmente para este fim.

Quanto à sua toxicidade, não foram encontrados dados que demonstrassem qualquer risco. Aparentemente é uma planta segura e pode ser utilizada como medicamento natural. Apenas mulheres grávidas devem consultas seu médico ao fazer uso de qualquer planta medicinal.

Contra vários tipos de bactérias e fungos que causam doenças de pele, os extratos alcoólicos das sementes foram muito eficientes.

As cascas do tronco tem excelente ação antidiarreica.

As sementes mostraram ação protetora do fígado e do coração nos casos de diabetes. Contra a úlcera gástrica, tanto os frutos quanto as sementes demonstraram ação sobre as lesões. 

As sementes com melhores resultados que o Omeprazol. Contra a bactéria H. pylori, as folhas demonstraram ação contra seu desenvolvimento.

Contra câncer gástrico, as sementes tem excelente ação preventiva e antitumoral.

Contra câncer de mama, os frutos demonstraram capacidade antiproliferativa para as células cancerosas, induzindo a apoptose sem causar danos às células sadias. Num outro estudo as folhas se mostraram mais potentes em inibir o câncer de mama.

As folhas tem ação quimioprotetora. Protegem as células e tecidos sadios dos efeitos da quimioterapia.

Na proteção do fígado, tanto as folhas quanto a polpa dos frutos e o extrato das sementes demonstraram excelente ação, evitando os danos causados por diversos medicamentos e estimulando a regeneração do fígado. O extrato das sementes ainda demonstrou a capacidade de proteger os danos em rins de cobaias diabéticas.

Sobre as infecções graves que causam septicemia, as folhas tiveram excelente resultado, evitando a morte, ativando os neutrófilos, células de defesa do organismo.

Diabetes: Sobre a ação antidiabética do jamelão, inúmeros estudos demonstram a capacidade hipoglicemiante e antidiabética do jamelão. Um estudo avaliou a eficiência da polpa de seus frutos sobre a glicemia, verificando que realmente existe uma ação muito benéfica, inclusive inibindo a neoglucogênese, que é a liberação de glicose pelo fígado. 

Num outro estudo, o extrato alcoolico das sementes também foi testado e demonstrou boa atividade no controle da glicemia. Em humanos, os resultados foram semelhantes aos da clorpropamida.

Estudos demonstram que o uso da semente de jamelão é estimulante das células pancreáticas secretoras de insulina, podendo aumentar em até 16% a produção de insulina. Os extratos da polpa e da semente do jamelão ainda aumentaram a concentração de glicogênio no fígado e nas fibras musculares, além de reduzir a disponibilidade de enzimas que processam a glicose. 

Com isso, a concentração de glicose na corrente sanguínea teve expressiva redução. Outro fato importante é a ação antilipidêmica do jamelão, levando à redução do colesterol LDL e o aumento do HDL nas cobaias diabéticas. Num outro estudo, as folhas de jamelão demonstraram capacidade de incentivar a formação de gorduras e redução expressiva da quebra dessas gorduras, favorecendo o uso da glicose na produção de energia.

Homeopatia: No tratamento homeopático com jamelão, um estudo demonstra sua ação sobre ratos diabéticos. Após 28 dias de administração do composto homeopático, foram encontrados os seguintes resultados: A glicose plasmática e o colesterol plasmático foram reduzidos em mais de 60%. Triglicerídeos de colesterol LDL foram reduzidos em mais de 70%

O Colesterol HDL foi aumentado em mais de 360%

As células produtoras de insulina no pancreas eram mais ativas e as ilhotas de Langerhan eram maiores.













0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós