O Peixinho da horta (Stachys byzantina), também chamado de orelha de lebre, lambari ou pulmonária é uma PANC (planta alimentícia não convencional), natural da Turquia e montanhas do Cáucaso.
Esta herbácea perene pode formar uma touceira de até 40 cm de altura.A sálvia peixinho é uma planta muito ornamental e tem suas folhas comestíveis. Suas folhas são espessas e suculentas, cobertas por uma camada de tricomas densos e esbranquiçados.
É uma planta de fácil cultivo, que gosta de climas mais frios, embora possa ser cultivada a pleno sol. Pode ser utilizada para doenças respiratórias, em infusões e chás, sendo utilizada como alimento, de forma natural ou à milanesa. Seu gosto é semelhante a peixe.
Está cada vez mais sendo usadas nas hortas e na culinária. É uma planta considerada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Podemos usar as folhas dela empanada, como se fosse um peixe frito.
Segue abaixo uma receita de Peixinho a milanesa
folhas de peixinho, 2 ovos ligeiramente batidos, farinha de rosca (ou fubá), 2 dentes de alho picado, sal a gosto, óleo para fritar, 2 limões
Sugestão para o modo de Preparo:
Lave e seque bem as folhas do peixinho, em seguida coloque-as em um recipiente, misture com o alho picado, passe-as no ovo batido com sal e depois na farinha de rosca ou fubá (se quiser uma camada mais grossa, repita este passo), por fim, frite em óleo.
Como o processo de fritura é rápido, fique de olho para que não passem do ponto. Para dar um sabor especial, use limão e pimenta a gosto.
Peixinhos da horta é um prato tradicional da culinária de Portugal. Consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme. Pode também ser preparado com outros vegetais, tais como a abóbora e o pimento.
Deu origem ao prato japonês tempura, tendo sido introduzido no Japão em meados do século XVI por missionários portugueses.
0 Comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós