Pesquisas indicam que o uso desta planta mesmo por tempo prolongado ou em dosagens altas não apresenta toxicidade, nem estimula a formação de câncer.
Qual os benefícios da erva santa?
4 benefícios da erva-de-santa-maria, planta também conhecida como epazote
1- Funciona como vermífugo, antisséptico natural.
2- Ajuda a tratar problemas digestivos.
3- Ajuda a tratar gripes, resfriados, sinusites e outros problemas respiratórios.
4- Planta ajuda a tratar picadas de insetos e feridas.
Todavia, o uso prolongado pode causar problemas no aparelho reprodutor masculino, podendo levar à infertilidade, com redução de até 80% na motilidade dos espermatozóides.
Como antimicrobiano, os extratos da planta apresentam expressiva ação contra diversos tipos de bactérias causadoras de problemas em humanos. Como antidiarreicos, demonstrando boa atividade, retardando o trânsito intestinal na vários modelos de diarreia.
Os extratos foram eficientes no combate a diversas bactérias causadoras de infecções intestinais.
Como antitérmico em dosagens mais altas mostrou capacidade de reduzir a temperatura corporal com bastante eficiência.
Como anti-inflamatório, os extratos foram capazes de reduzir os efeitos inflamatórios em casos agudos de inflamação. Já em casos crônicos, não houve efeito anti-inflamatório.
Em casos de Asma, sua capacidade anti-inflamatória sobre o sistema respiratório demonstrou resultados positivos.
O efeito analgésico demonstrou atuar no Sistema Nervoso Central, não apenas reduzindo a sensação de dor, mas também como ansiolítico e sedativo forte, mesmo em baixas dosagens.
Demonstrou a capacidade de proteger a cartilagem nos casos de artrite, evitando sua erosão. Apresentou grande capacidade nefroprotetora, recuperando os padrões fisiológicos dos rins em casos de intoxicação química.
Como diurética demonstrou capacidade comparável à da acetazolamida.
Como Antiofídico, inibiu os efeitos tóxicos do veneno de Naja em até 93%, evitando a morte das cobaias. No caso de queimaduras, mostrou-se eficiente em acelerar a cicatrização e regeneração dos tecidos.
Como anti-histamínica, verificou-se potente capacidade anti-anafilática e imunossupressora, podendo ser utilizada em casos graves de alergia.
No tratamento da malária, foi capaz de inibir em mais de 40% o desenvolvimento do Plasmodium. No controle da diabetes, foi capaz de inibir a glucosidade, reduzindo a hiperglicemia pós-prandial.
verificou-se potencial hipoglicêmico das folhas da planta é comparável à da gliclazida.
Em casos de HIV, demonstrou ação retroviral reduzindo a replicação do vírus. Contra o câncer, a planta tem forte ação na indução da morte de células de câncer de mama, câncer de cólon e câncer de pulmão.
Contra células de câncer de laringe, a inibição chegou a 80%. Reduziu significativamente o desenvolvimento de células de leucemia mieloide.
Para que serve a erva de Santa Luzia?
[Euphorbia hirta] possui benefícios medicinais, ela pode ser usada no tratamento de asma, bronquite, enfisema, tosse nervosa, catarro, febre do feno e disenteria amébica. Seu uso externo é indicado para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser usadas, além do seu suco.
Como usar Erva Santa Luzia?
Normalmente o chá de erva-de-santa-luzia é feito com uma colher de sobremesa para cada xícara de água, se o objetivo for baixar a febre, deve-se utilizar duas colheres de sobremesa de planta picada, o que será mais eficiente.
Como fazer chá de erva Santa Maria?
Como fazer o Chá de Erva de Santa Maria: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Como fazer tintura de erva de Santa Luzia?
Modo de preparo:
20 ml de água filtrada.
Misturar a glicerina com a água;
Colocar a erva seca picada dentro de um pote de vidro escuro esterilizado e adicionar a mistura de glicerina e água sobre as ervas até que fiquem cobertas;
Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão cobertas;
Como identificar Erva de Santa Luzia?
Planta herbácea de ciclo anual, a erva-de-santa-luzia tem hábito de prostrado a ascendente, podendo alcançar entorno 50 cm de altura. O caule é semi-ereto, variando de verde a avermelhado ou arroxeado, com pilosidade clara, branca ou até amarela.
0 Comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós