2/22/21

Chapéu-de-couro contra o Ácido Úrico!

Usado como Diurético, contra Artrite, Ácido Úrico.

O Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum ou Echinodorus grandiflorus), também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas

chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.

Como é a planta chamada chapéu de couro?

Herbácea e perene, de rizoma rasteiro, grosso e carnoso a planta possui numerosas flores brancas, hermafroditas e dispostas em cachos alongados. A chapéu-de-couro pode ser usada como ornamento de espelhos d'água em propriedades rurais e urbanas e como depuradora de águas poluídas.

Ocorre desde o sul do México até o Brasil. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com trinta centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênios com uma semente.

É ornamental e apropriada para aquários, tendo, ainda, uso medicinal. A infusão das folhas fornece chá laxativo. 

Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão. Também é usado popularmente como antirreumático e diurético, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismoartrite e sífilis e como depurador do sangue e eliminador de ácido úrico.

A planta produz um rizoma do qual se extrai uma massa. Dessa massa, pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue

A planta é utilizada na produção dos refrigerantes brasileiros 

Mineirinho , Mate Couro e Mate Cola.

Popularmente, o chá das suas folhas é utilizado como diurético, depurativo e anti-hipertensivo. Também são utilizadas contra sífilis, problemas de pele, do fígado e dos rins, inclusive pedras nos rins. Ainda, popularmente é considerada uma planta excelente contra a arteriosclerose e contra a gota. 

Como gargarejo, o mesmo chá é utilizado para inflamações da garganta, gengivas, amigdalas e do estômago. Suas raízes são utilizadas como cataplasma para tratar hérnias. 

Cientificamente, demonstra-se que os extratos de chapéu-de-couro não apresentam toxidade quando utilizado nas doses recomendadas. Todavia, mulheres gestantes devem ter cuidado no uso intenso e prolongado por poder apresentar leve toxidade fetal.

O extrato das folhas apresenta ação vasodilatadora, o que contribui muito para o controle da hipertensão arterial. Além disso seu extrato apresentou ação diurética equivalente à da hidroclorotiazida, medicamento comum utilizado por hipertensos. 

Ainda ficou comprovada sua ação hipotensora e anti-hipertensiva. 

Além disso, foi demonstrado seu efeito protetor e regenerador dos rins nos casos de lesão química (medicamentos que agridem os rins) e uma ação antioxidante capaz de proteger o fígado contra vários tipos de lesões hepáticas. 

Contra o câncer, a planta demonstrou uma importante capacidade inibitória para células de câncer da bexiga. Ainda, alguns estudos demonstram a capacidade de Chapéu-de-couro em reduzir as taxas de colesterol, sendo um auxiliar no tratamento da obesidade. 

O extrato de seu rizoma apresentou excelente ação analgésica e anti-inflamatória.





0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós

Deixe seu comentário ou Sugestão; Sua opinião é muito importante para Nós